segunda-feira, 12 de junho de 2017

ALDEÍDOS
Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.

Aldeído é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CHO – ligado à cadeia carbônica.



Utilidade
O aldeído mais conhecido é o metanal. Também é chamado de aldeído fórmico ou formaldeído. É um gás incolor, com cheiro muito forte e irritante. Muito solúvel em água. Em geral, é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e e esta solução é chamado de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.
etanal ou aldeído acético ou ainda acetaldeído tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno. É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético e ácido acético (presente no vinagre) e resinas.
Nomenclatura
Deve ser utilizada na terminação dos aldeídos a palavra AL, de acordo com a IUPAC. A cadeia principal deve conter o grupo – CHO e a numeração é feita a partir desse grupo.
Exemplos:
                
Metanal                    Propanal                   2 – metil – butanal          Benzaldeído
Aldeído fórmico
Formaldeído


(Puccamp-SP) Além de ser utilizada na preparação do formol, a substância da fórmula mostrada na figura a seguir tem aplicação industrial na fabricação de baquelite.
           O
         //
H — C
         \
          H
A função química e o nome oficial desse composto são, respectivamente:
a) aldeído e metanal.
b) éter e metoximetano.
c) ácido carboxílico e metanoico.
d) cetona e metanal.
e) álcool e metanol.
Resposta: A


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário